Última atualização em 11/12/2024 | 11:18 por Battista Soarez
Fiéis de várias denominações lotam auditório da Assembleia. Pastores e líderes relembram momentos cruciais de um dos fatos mais importantes da história universal.
A DEPUTADA ESTADUAL Mical Damasceno (PSD), autora da Indicação que promoveu Sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), em alusão aos 507 anos da Reforma Protestante, reuniu centenas de pessoas de várias denominações nesta quinta-feira (31/10). A sessão teve início às 14h30m e durou cerca de três horas, sem se tornar enfadonha. Foram momentos de muita alegria em que a plateia, lotada, pôde ouvir hinos e mensagens informativas sobre o referido evento histórico.
— Este é um momento muito significativo sobre a história cristã no mundo — disse Mical, que passou a direção da sessão para o deputado Roberto Costa (MDB) que, logo em seguida, repassou para a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale (PSB).
A sessão começou com uma oração, feita pelo pastor Joaquim Neto, líder da Igreja Batista do Angelim (IBA), e prosseguiu com louvores e várias falas de autoridades eclesiásticas presentes, que abordaram momentos importantes da história Protestante no mundo.
No ato, também foram entregues medalhas a pastores presentes em reconhecimento à dedicação e contribuição às comunidades evangélicas e atividades sociais que contribuem com o desenvolvimento da sociedade no mundo. O evento contou com a presença de membros, pastores e lideranças de várias denominações, que se reuniram para celebrar a importância da data para a liberdade religiosa e o fortalecimento das igrejas cristãs no Maranhão.
A deputada Iracema Vale disse que a data tem enorme importância histórica.
— Esse marco, celebrado no dia 31 de outubro, nos remete ao ano de 1517, quando Martinho Lutero deu início ao movimento que transformaria a história do Cristianismo e da sociedade. Ao longo desse tempo, não apenas transformou-se o cenário religioso, mas também trouxe novas perspectivas para os direitos individuais — disse a presidente da ALEMA.
A deputada Mical Damasceno, por sua vez, ressaltou que a Reforma Protestante foi um marco para a liberdade da fé, das contribuições sociais, da educação e do pensamento social e político.
— É uma honra comemorar esse legado e reconhecer o trabalho desses líderes que fazem a diferença em suas comunidades. Hoje, estão aqui não apenas membros da minha denominação, mas de todas as outras, em nome do nosso Senhor Jesus — afirmou a parlamentar.
Dentre várias autoridades presentes estava o coronel Célio Roberto, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão. Célio Roberto é evangélico e tem contribuído com o evangelho entre a instituição militar.
A Orquestra Sinfônica e o vocal infantil juvenil da Igreja Assembleia de Deus apresentaram louvores, criando um ambiente de celebração e reverência.
— O momento de hoje é uma celebração da fé e dos valores que a Reforma trouxe para nossas igrejas. Estamos aqui não só para lembrar o passado, mas para reafirmar nosso compromisso com os princípios bíblicos — afirmou o pastor assembleiano e capelão Alex Martins, que apresentou um louvor com o coral da União dos Capelães (UNICAJE) da qual é presidente.
A também homenageada Pra. Maria Lúcia Veras, da Igreja Verbo da Vida, ressaltou a importância da união entre as igrejas.
— Este é um momento de fortalecer nossa fé e nos lembrar que a Reforma nos trouxe uma mensagem de liberdade espiritual e responsabilidade com o próximo — enfatizou ela.
Já o Pr. Francisco Morais, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destacou o papel transformador da Reforma na história da fé cristã.
— Não apenas redefiniu práticas religiosas, mas trouxe uma nova compreensão sobre a relação pessoal com Deus e o acesso direto à Sua palavra — ponderou.
A mensagem oficial ficou por conta do pastor pernambucano Esdras Cabral de Melo, autor do livro A Reforma Protestante (Editora Luz e Vida, 2024), que falou das diversas contribuições de Martinho Lutero para a sociedade secular no campo da educação, da política, da democracia, da economia, da liberdade religiosa e no mundo do trabalho.
— As portas do inferno não prevalecem contra a igreja de Deus. Se nos matarem, certamente Deus levantará outros para continuarem a obra do evangelho — destacou pastor Esdras, citando a fala de Jesus Cristo nos evangelhos.
Para o professor Isaack Ferreira, diretor geral do Centro de Ensino Sistemas e Tecnologia (CESTE), o pensamento do reformador Matinho Lutero trouxe contribuições significativas para a educação e, consequentemente, para a sociedade em geral.
— Num contexto histórico em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja medieval, Lutero propôs alterações importantes tanto no que se refere à organização de um sistema educacional democraticamente coerente, quanto aos princípios e fundamentos da educação, defendendo que esta fosse para todos, de frequência obrigatória e mantida pelo Estado — explica o professor Isaack.
Por ultimo, a Sessão entregou a honraria aos vários líderes cristãos, dentre eles o Pr. André Sousa (Assembleia de Deus, presidente da COMADEMA); o Pr. Paulo Guilherme (Igreja Quadrangular); Pr. Samuel Martins (Igreja Cristo Rei); Pr. Antônio Brito (Igreja Batista); Pr. Siclay Carvalho (Casa de Adoração); Pr. Nilson Garcia (Ilha do Amor); Pr. Francisco Brito (Assembleia de Deus), Pr. Afonso Napoleão Neto (Maranata).
Galeria de Fotos: