Última atualização em 10/12/2024 | 18:46 por Battista Soarez
Há mais de 20 anos, os blocos econômicos negociam acordos comerciais, mas ainda existem entraves.
NESTA SEGUNDA-FEIRA (30), o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva afirmou que vai fechar acordo entre Mercosul e União Europeia.
Lula fez discurso direto da Cidade do México, onde está hoje, neste domingo, para participar da cerimônia de posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum, nesta terça-feira (1º).
O avião presidencial pousou na Cidade do México por volta das 17h23 do horário local. Lula e a primeira-dama Janja foram recebidos por autoridades e honrarias militares. Em seguida, o casal se dirigiu para o hotel.
Lula diz que espera concluir as negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia ainda este ano.
O acordo entre os dois blocos vem sendo costurado há mais de 20 anos e já até foi assinado, mas ainda esbarra em pendências ligadas a temas comerciais e ambientais.
“E quero dizer para os companheiros empresários mexicanos: ainda esse ano, se Deus quiser, nós vamos fechar o acordo Mercosul e União Europeia. Está pronto. E o Brasil está pronto para assinar esse acordo”, disse Lula.
O presidente disse, ainda, acreditar que o acordo pode ser ampliado do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) para incluir toda a América Latina.
“Para ninguém nunca mais falar que é a América do Sul que não quer, que é a América Latina que não quer. E esse acordo da UE com a América do Sul pode ser extendido para um acordo da UE com a América Latina. O mundo está precisando disso. A economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro. E nós temos mercado para isso”, declarou.